A In-Haus atua no planejamento, implementação e gestão de todas as etapas da cadeia logística interna, desenvolvendo soluções inbound, outbound, apoio à produção, gestão de almoxarifados e gestão de armazéns de distribuição.
Nosso conhecimento dos processos permite adaptá-los a qualquer tipo de cenário, atendendo às necessidades de cada Cliente com confiabilidade e flexibilidade.
O planejamento, a programação, o controle e a operacionalização são partes indissociáveis da gestão integrada de logística da In-Haus. Os processos logísticos internos podem ser divididos em recebimento, armazenagem, movimentação e expedição. Para cada um desses processos uma série de atividades e rotinas precisam ser executadas, sempre em linha com estratégias e metas previamente planejadas.
Conheça abaixo um pouco mais dos serviços oferecidos pela In-Haus:
Processos contínuos
Conferência física
Conferência qualitativa
Conferência fiscal
Carga no WMS
Etiquetagem
Movimentação para armazenagem
Inventários
Housekeeping
Controle de quantidades e níveis de estoques
Kitting
Conservação de materiais
Kanban
Insite milk-run
Delivery
Transportadores verticais e horizontais
Movimentação entre depósitos
Operação em balanças
Enlonamento
Carregamento
Picking
Emissão de documentação
Processos cíclicos
Ovações e containers
Carregamentos especiais
Análise de ressuprimento
Devolução
Verticalização
Mudança de layout
Ressuprimento
Compras
Desova de containers
Transposição de estoques
Os processos logísticos acima ilustrados podem ser aplicados nas mais diversas áreas das empresas, tais como: almoxarifados de insumos produtivos e MRO, área de movimentação para abastecimento de linhas de produção, área de retirada de produto acabado e armazenagem, bem como armazéns de produto acabado.
Segmentos de atuação
Área de atuação
Segmentos
Movimentação (toneladas/hora)
Destaques
Indústria de base
Química, Petroquímica, Papel e Celulose, Mineração, Siderurgia e Agrícola
120
Taxa de frequência histórica (por milhão de horas trabalhadas) CAF: inferior a 0,4 e CAF+SAF: inferior a 0,9
Indústria de bens de consumo
Eletroeletrônico, Automotivo, Têxtil
250
Gestão de mais de 300.000 de m² de área de armazenagem
Indústria de base
Alimentos e Bebidas, Saúde e Entretenimento
90
Programas de remuneração complementar baseada em produtividade para equipe operacional
Infra estrutura
Portos e Aeroportos, Tubos e Conexões, Ciment
120
Projetos de ganhos de produtividade superiores a 10% ao ano
SLM: (Service Level Management ou Gerenciamento do nível de serviço)
Para sistematizar o processo de gestão do nível de serviço, a In-Haus desenvolveu o SLM. O sistema tem o objetivo de centralizar, organizar, registrar e distribuir os resultados do SLA (ou ANS – Acordo dos Níveis de Serviço) a cada período, possibilitando um acompanhamento sistêmico organizado e otimizando o processo de análise dos indicadores.
O uso do SLM garante que desvios em relação ao SLA sejam tratados de acordo com a natureza de cada causa, minimizando o risco de reincidência dos desvios.
Telemetria
As informações relativas à condução de veículos operados pela In-Haus são transmitidas, via wifi, à central de operações, em tempo real, o que permite a identificação e correção dos desvios dos motoristas e operadores e de situações que podem expor o veículo, a carga e o próprio condutor a riscos.
IH MES
O IH MES é um sistema de execução da manufatura (MES – Manufacturing Execution System) que envolve software de plataforma web e coletores reais e virtuais para fornecer informações da produção em tempo real e integrar o chão de fábrica com as demais áreas da indústria.
O sistema disponibiliza informações de OEE (Overall Equipment Effectiveness ou Eficiência Global de Equipamentos) em tempo real para o chão de fábrica, através de displays, possibilitando a tomada de decisões de forma rápida e assertiva. Também fornece inúmeros relatórios e gráficos que orientam a gerência na análise do processo produtivo.
O IH MES tem capacidade para gerir todos os aspectos envolvidos no OEE – disponibilidade, desempenho e qualidade – não apenas das máquinas, mas também dos operadores envolvidos. Permite ainda a integração e controle de outras áreas, como: manutenção, qualidade, engenharia, PCP e áreas administrativas e gerenciais.
SGR – Sistema de Gestão de Rotinas
O sistema de gestão de rotinas tem o objetivo de aumentar a produtividade e confiabilidade em atividades recorrentes. As tarefas são cadastradas em uma plataforma web, indicando os responsáveis pela execução da tarefa e a sua respectiva frequência. Cada tarefa é exibida nos tablets dos operadores, garantindo a execução das atividades nas frequências previstas e permitindo a mensuração da produtividade das equipes.
O sistema, indiretamente, garante a padronização das operações, uma vez que as tarefas são sempre executadas em conformidade com as regras predefinidas. Através de evidências fotográficas e de ferramentas de geolocalização é possível manter um registro histórico das ações das equipes operacionais, gerando indicadores de gestão e evidências de que as tarefas estão sendo executadas.
WMS – Warehouse Management System
O WMS é uma ferramenta de controle dos processos de movimentação física de materiais em um armazém, desde o agendamento da entrada dos produtos (produção ou fornecimento) até o embarque para o Cliente, passando por áreas como portaria, recebimento, controle de qualidade e gestão de operadores e equipamentos. Abaixo alguns recursos do WMS:
Expressivos ganhos em produtividade operacional, confiabilidade e otimização da ocupação do armazém.
Integração total com sistemas gerenciais (ERP) existentes.
Possibilidade de vários tipos de controles de estoque: lote, validade, peso, volume, Fifo e Fefo.
Automação dos processos internos da empresa com o uso de coletores de dados em tempo real.
Aumento no nível de serviço aos Clientes, com empenho de mercadorias (importante para o alto fluxo de pedidos do ramo de varejo e distribuição).
Controle de produtos compostos, kits, produtos montados, promocionais.
Uso da etiqueta padrão de fornecimento, evitando retrabalhos.
In-Haus em vídeo
Logística em números
50.000
metros de área própria para armazenamento
+135.000
itens de almoxarifado movimentados por hora
2.500
palletes movimentados por hora
4,4 milhões
toneladas movimentadas, por ano, de polipropileno e polietileno
+6.200
eletrodomésticos e eletrônicos movimentados por hora